Atendimento (31) 3272-1919 (31) 99970-3889 (Whatsapp) Seg. a Sexta de 8hs as 18hs - Sábado de 8hs as 13hs

Como Escolher uma Mangueira

Como escolher uma mangueira

Todas as mangueiras de jardim são basicamente as mesmas, certo? Elas são apenas um tubo comprido circular de borracha que transporta a água a partir do ponto A até o ponto B. Pois bem, isso é verdade até certo ponto, mas há também muitas diferenças. Se você está planejando a compra de uma mangueira de jardim nova, aqui estão alguns pontos para ajudar na pesquisa:
 
•Comprimento. As mangueiras podem ser adquiridas em comprimentos de 5, 10, 20 e 30 metros ou maior. À medida que aumenta o comprimento, a pressão diminui. Uma mangueira de 30 metros irá servir para a maioria das suas necessidades, mas ocasionalmente você precisará de uma de 20 metros, você pode querer comprar uma mangueira menos cara, de 5 metros que possa ser acoplada a sua mangueira de 10 metros.

 •Diâmetro. As mangueiras vêm em quatro diâmetros padrão: 1/2”; 3/4”; 5/8”; e uma polegada. Quanto maior o diâmetro do tubo, mais água ele vai entregar. Por exemplo, uma mangueira de 3/4” vai entregar cerca de três vezes mais água que uma de meia polegada de diâmetro (1/2"), na mesma quantidade de tempo. A de meia polegada será útil para tarefas menores, como regar plantas de vaso. A 5/8" é mais comumente usada por jardineiros para anexá-las a irrigadores de gramado, e para tarefas maiores.
 
•Material. A maioria das mangueiras de jardim é feita de PVC (cloreto de polivinila). E podem ou não ser reforçadas com borracha. Há também mangueiras feitas inteiramente de borracha. As vantagens do PVC é que ele é leve e flexível. As desvantagens são que ele pode torcer com mais facilidade do que a borracha, e não dura tanto tempo. PVC reforçado com borracha tem a vantagem de ser leve como o PVC, mas também, duráveis como a borracha.

 •Qualidade. Quanto melhor for a qualidade da mangueira que você comprar, mais tempo irá durar. Naturalmente, as mangueiras de melhor qualidade costumam ter preços mais elevados. Uma boa regra é comprar a melhor mangueira que seja razoável para as suas necessidades e orçamento. Muitas lojas de jardinagem e lojas de artigos para casa dividem suas mangueiras como “boa, melhor ou de melhor qualidade”. Quando você for comprar uma mangueira, pegue-a e tente dobrá-la. A mangueira deve formar um U, mas não deve torcer facilmente. As mangueiras de jardim também podem ser avaliadas por quantas “camadas” elas tem. Esta “camada” é uma camada de algum material. A maioria das mangueiras tem entre uma e seis camadas. Em geral, uma mangueira com mais camadas é mais durável. Outro fator determinante na qualidade é a mangueira ser ou não reforçada. As mangueiras muito melhores têm uma camada de rede dentro do tubo, para evitar que a mangueira estoure.

 •Terminais. Um terminal de mangueira é onde ela se acopla à torneira ou aspersor. Os melhores terminais são feitos de bronze, mas aço galvanizado é o segundo melhor. O plástico é geralmente encontrado apenas nas mangueiras menos dispendiosas. No entanto, se você tem pouca força na mão, você pode achar mais fácil acoplar terminais de plástico.

 •Cor. Uma boa mangueira pode ser um grande investimento, por isso, se você costuma cortar a sua mangueira de jardim toda vez que corta a grama, você deve escolher uma em cor brilhante, perceptível, tal como o azul ou o vermelho. Por outro lado, se você quiser deixar sua mangueira no local durante toda a temporada, você pode preferir uma cor que combine com sua paisagem.

•Mangueiras especiais. Se você normalmente usa a mangueira só para molhar as plantas do seu jardim ou horta, você deve comprar uma mangueira aspersora ou sprinkler. Estas mangueiras são porosas, assim elas podem fornecer água ao longo do comprimento, direto às raízes de suas plantas. Você ainda pode enterrá-las sob sua grama e deixá-las no lugar para a estação de cultivo, se quiser. Mangueiras aspersoras têm buracos por todos os lados, assim entregam a água ao longo de toda a sua extensão, mas também para cima em jato de água. Isso pode ser útil se você precisar de neblina para as folhagens de suas plantas.

Não importa qual mangueira você escolha, é importante cuidar dela. Enrole-a quando não estiver em uso - a menos que pretenda deixá-la no local durante toda a estação, e nesse caso, você deve se certificar de que não haja luz solar direta, o que fará com que se decomponha mais rapidamente. Com cuidado apropriado, a mangueira deve durar muitos meses, podendo até ser anos.

www.horizonteborrachas.com.br

-->